quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Programa (O Software)

Para que o computador tenha utilidade, temos que ter algumas ferramentas que sejam executadas no mesmo. Por exemplo, eu posso calcular meu salário e deixar gravado lá, eu posso consultar um CPF, eu posso cadastrar alguém em algum programa. Então falei a palavra chave. Programa, o que seria um programa ? Programa é um conjunto de códigos que executam uma determinada função. Na tela eu executo uma tarefa, ou melhor, dou dois cliques em algo. Isso abre uma janela pedindo que eu digite algo. Na realidade, essa janela, nada mais é do que um conjunto de códigos que foram colocados ali com o propósito de receber a inserção de dados e gravá-lo em arquivos para utilização posterior. A partir daí esse programa, ou conjunto de códigos, devolve resultado de consultas ou totalizações de cálculos, relatórios de cadastro ou uma infinidade de coisas que nos faz saber que vale a pena ter um computador. Existem empresas monstros que lançam todas as suas movimentações em programas outras trabalham apenas com programação. E toda ação que pode ser repetida, é um programa. O próprio sistema operacional é um programa. O Word, o Excel, o seu Anti-virus , o seu joguinho, etc. Sem eles, não teria razão para que tivéssemos um computador. O Próprio navegador em que você está lendo esse blog é um programa, pode ser um mozilla Firefox, pode ser um Google Chrome , Internet Explorer, etc. A partir de agora, quando alguém te perguntar o que é um programa, você saberá do que se trata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário